top of page

A Primeira vez!!!

Atualizado: 1 de ago. de 2020

Se está achando que esse texto terá alguma relação com “AQUILO” ou com algo parecido, pode parar a leitura por aqui mas, se eu fosse você, iria ler até o final para aprender um pouco. Para absorver uma nova experiência que o ajude a evitar de cometer erros na sua vida profissional. Como não esquecer do nosso primeiro projeto? Ainda mais quando ele nos desafia a fazer algo que está fora da nossa rotina e da nossa famosa Zona de Conforto! Eu acredito que ele é algo onde ficará marcado em nossa lembrança (por bem ou por mal) para sempre, mas, pra mim, esse ficou ainda mais marcado na memória porque foi o primeiro projeto de Condomínio que eu fiz.

Tive a sorte de ter um cliente paciente, mas que queria quase tudo para antes de ontem e, também ao mesmo tempo, querendo aproveitar todo o potencial do terreno e mais um pouco. Do meu ponto de vista, esse é um ótimo perfil de cliente pois, por causa dele, crescemos bastante como pessoa e mais ainda como profissional!

Tínhamos várias ideias em mente e um esboço de planejamento, com isso pensamos que seria interessante visitarmos alguns empreendimentos prontos e em obras para analisar os projetos, o aproveitamento de espaços, as inovações, como poderia ser a aceitação das nossas ideias, os erros e os acertos dos outros para que pudéssemos evitar no nosso. Para quem está nos seus últimos semestres da faculdade ou para um recém-formado, seria algo muito parecido com uma matéria que tive na faculdade chamada de ANALISE DE PÓS OCUPAÇÃO, ela serve de base para o TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO, seria como um roteiro para o desenvolvimento do seu trabalho. Voltando ao projeto, após algumas visitas, várias reuniões e incontáveis estudos, decidimos como seria o partido arquitetônico, área de uso comum/ lazer e outras coisas, só faltava terminar de adequar tudo isso à Legislação Municipal. Para mim, essa é a parte menos agradável no desenvolvimento de um projeto de porte médio e grande, digo isso porque um artigo fica preso a um inciso que fica bloqueado por um parágrafo mas que pode ser deixado de lado (caso tenha sorte) por causa de um outro artigo.

Por acaso do destino, a aprovação desse projeto teve mais artigos da Legislação e “outras coisinhas” jogando contra que me serviu como uma nova faculdade, estudei muito os conteúdos relacionados a empreendimentos residenciais, minha rede de contatos e relacionamentos ficou ainda maior. Sei que após muitas idas e vindas, o projeto foi aprovado.

Contando assim, numa versão bem resumida, parece que foi pouco tempo para aprovar esse projeto mas para te dar uma noção de tempo, durante esse período de aprovação de projeto, esse mesmo cliente me passou outro projeto para fazer na cidade vizinha (meu primeiro projeto nessa cidade), onde eu desenvolvi, aprovei, foi construído, tirei o Habite-se, as unidades todas vendidas e o meu Primeiro Projeto ainda não tinha sido aprovado.

Nesse período ainda tive até uma nova primeira vez, onde eu desenvolvi um condomínio de prédios, mas deixa para outro momento essa história. Alguns meses depois o meu primeiro projeto havia sido aprovado porém o cliente estava tão empolgado como as coisas estavam acontecendo na cidade vizinha que começou com pouco empenho e durante a obra diminuiu bastante o ritmo para ter gás nos outros empreendimentos, trocou várias vezes as equipes de trabalho, surgiram novas modinhas, mudou o gosto e a vontade do cliente e com isso o projeto sofreu algumas mudanças “estéticas e funcionais". Muitas foram, graças a Nossa Senhora da Arquitetura, para melhor e outras nem tanto mas agregaram valor ao empreendimento.

Agora, meu primeiro projeto de condomínio residencial está pronto, tendo várias casas com projetos/ modelos diferenciados, todas lindas e formosas esperando seus futuros moradores. Espero que tenham gostado do texto e possam tirar algum aprendizado dele!!!

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page